Luis Câmara Vicelli Fisioterapia, Acupuntura e Avaliação Postural Curitiba Batel - QUAIS SÃO OS SINTOMAS PARA QUEM SOFRE DE LESÃO NO PUNHO?
QUAIS SÃO OS SINTOMAS PARA QUEM SOFRE DE LESÃO NO PUNHO?

No Grau I a dor é leve e suportável, acompanhada de inflamação e inchaço, podendo haver um pequeno grau de comprometimento dos movimentos devido ao inchaço e à dor.

No Grau II, a dor é forte e o inchaço é bem aparente, podendo, em muitos casos ser acompanhado de hematoma. A articulação e os ligamentos ficam mais frágeis e pode ser difícil segurar e equilibrar objetos.

No Grau III, a dor é muito intensa chegando a ser insuportável em determinados casos, devido ao rompimento dos ligamentos que ocasiona perda das funções motoras. Além disso é acompanhada de inchaço, vermelhidão e hematomas.

COMO EVITAR LESÃO NO PUNHO?

A principal dica diz respeito a atenção na execução dos exercícios.

O movimento repetitivo de subir e descer os pesos e o corpo durante as flexões podem gerar uma sobrecarga sobre o pulso ou mesmo a falta de equilíbrio durante o posicionamento para execução do exercício podem gerar uma lesão.

Para evita-las é possível treinar o punho para execução adequada dos movimentos e exercícios:

-Evolua aos poucos com os pesos e a carga.
-Realize alongamento;
-Pare no momento certo.

PROCURE AJUDA MÉDICA PARA A LESÃO NO PUNHO

Quando o trauma no punho for muito forte, causando dores insuportáveis, inchaço, hematomas e perda das funções motoras, é imprescindível ir ao ortopedista ou ao pronto socorro para que o diagnóstico correto seja realizado. As torções de grau III envolvem o rompimento total dos ligamentos, necessitando de cirurgia para serem reparados.[14] Outras contusões sérias de punho e que podem ocorrer são: fraturas, luxações, artrite inflamatória (como artrite reumatoide ou gota), síndrome do túnel do carpo, infecções e tendinite severa.

Os exames de raio-X, ressonância magnética, cintilografia óssea e estudos de condução nervosa também poderão auxiliar no diagnóstico. Além disso, o médico possivelmente pedirá um exame de sangue para descartar a possibilidade de gota ou artrite reumatoide.

Também é importante ir ao médico se os sintomas ainda estiverem presentes ou piorarem 2 semanas após o início dos tratamentos caseiros.

Outros sintomas que podem indicar fraturas são: hematomas, sensibilidade, inchaço ou deformidade, além de repetir a forma de lesão, como ao cair novamente sobre o punho ou ao praticar esportes.

As crianças geralmente sofrem fraturas e não distensões nos punhos.