Luis Câmara Vicelli Fisioterapia, Acupuntura e Avaliação Postural Curitiba Batel - QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA LESÃO MUSCULAR DE ADUTOR DA COXA?
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA LESÃO MUSCULAR DE ADUTOR DA COXA?

Os  sintomas estão relacionados com o grau da lesão:

Imediatamente após o rompimento das fibras musculares, podem ocorrer estalos,  a  necessidade de interromper a atividade por falta de condições de continuá-la em razão das dores intensas(ou agudas) sofridas no momento que a lesão ocorreu.

TRÊS FORMAS DE GRAVIDADE NA LESÃO MUSCULAR DE ADUTOR DA COXA

Há três formas de Gravidade que ela poderá ocorrer:

Grau 1 – envolve uma lesão leve com algum sangramento, mas sem interrupção significativa da fibra.

Grau 2 – envolve lesão das fibras, mas a integridade geral da unidade é preservada.

Grau 3 – envolve interrupção total das fibras levando a uma perda de integridade do tendão.

A maioria das lesões musculares de adutor são de grau um ou dois.

COMO É REALIZADO O DIAGNÓSTICO?

O diagnóstico é feito de três formas:

Exames clínicos: com teste de amplitude de movimentos.

Ressonância Magnética : ela oferece a  precisão  do grau da lesão e a localização em que ocorreu ,com isso favorece a melhor forma de execução  do tratamento que será realizada ao paciente.

Tratamento: a primeira etapa consiste na redução da dor com aparelhos de eletroterapias, gelo e  acupuntura ou eletroacupuntura.

Após o desaparecimento das dores, os alongamentos e fortalecimento muscular ,fazem parte tratamento do processo de recuperação do atleta.

PRECISA REALIZAR CIRURGIA?

São casos raros ,mas ela pode ocorrer nos seguintes casos:

Ruptura completa do tendão do músculo ,ocasionando dores  contínuas mesmo com o todo o procedimento de tratamento de analgesia que foi efetuado.

Os músculos devem sempre receber um trabalho constante de alongamento e fortalecimento , eles produzem aumento na flexibilidade muscular o que melhora a condição física do atleta ,reduzindo a possibilidade de ocorrerem lesões.  , diminuindo assim o risco de recidivas.

O trabalho proprioceptivo é  também um recurso a ser utilizado no tratamento , com o objetivo de sucesso na recuperação e retorno do atleta aos treinamentos diários e suas respectivas competições.