Luis Câmara Vicelli Fisioterapia, Acupuntura e Avaliação Postural Curitiba Batel - QUAIS SÃO AS LESÕES MAIS COMUNS EM JOGADORES DE VÔLEI?
CÂMARA VICELLI - FISIOTERAPIA E ACUPUNTURA CURITIBA
  • 55+ (41) 3528-9009
Top
INFORMAÇÕES PARA CONTATO
  • Rua Emiliano Perneta, 822 - SL 1209
  • 55+ (41) 3528-9009
  • contato@camaravicelli.com.br
QUAIS SÃO AS LESÕES MAIS COMUNS EM JOGADORES DE VÔLEI?

QUAIS SÃO AS LESÕES MAIS COMUNS EM JOGADORES DE VÔLEI?

QUAIS SÃO AS LESÕES MAIS COMUNS EM JOGADORES DE VÔLEI?

O Voleibol é um esporte que apresenta uma alta incidência de lesões, apesar de não ser um esporte de contato físico existe o contato com o piso, com a bola, com a rede.

Em estudo realizado por Talma (2009), onde o autor apresenta as lesões em atletas de voleibol por tipo e segmento corporal, o trauma articular de tornozelo teve 36,4% de incidência seguida por 36,4% de Lesão músculo-tendínea de joelho e 27,3% de Lesão muscular isolada de coxa. O principal motivo de todas as contusões dos voleibolistas no tornozelo é o uso excessivo (overuse) desses componentes anatômicos durante sessões e jogos. (Silva, 2007). (Talma, 2009 apud Reeser et al., 2006) afirmam que o mecanismo de aproximadamente 75% das lesões agudas de tornozelo, são lesões por inversão após contato na rede, com adversários ou com jogadores da mesma equipe durante uma ação de bloqueio.

Abaixo seguem as lesões que os jogadores de vôlei sofrem:

- Na coluna: Lombalgia crônica é a lesão de sobrecarga mais comum nos atletas de voleibol e resulta da grande força do estiramento dos músculos e ligamentos para-vertebrais;

- No ombro: Lesão de sobrecarga que causa inflamações na região do manguito rotador (grupo de músculos e tendões que age para estabilização), principalmente a bursite e tendinite; Ruptura do manguito rotador; Entorse e luxação na clavícula;

- Nas mãos: Entorse nos dedos; Luxações nos dedos; Rupturas de ligamentos e tendões; Fratura das falanges e metacarpos;

- No joelho: Lesões nas articulações; Entorse; Tendinite na rótula; Luxação e fratura da rótula; Ruptura do ligamento cruzado anterior.

- No tornozelo: Trauma nas articulações; Entorse; Lesões nos ligamentos e na cartilagem articular.

AS LESÕES DOS JOGADORES DE VÔLEI DEVEM SER ACOMPANHADAS COM PROFISSIONAIS DE FISIOTERAPIA

As lesões agudas, devido à gravidade e impotência funcional que provocam, precisam ser tratadas por um médico especialista. Algumas lesões traumáticas necessitam apenas de um tratamento conservador, porém outras requerem tratamento cirúrgico urgente. As lesões de sobrecarga, além de ser acompanhadas por um médico, exigem redução na intensidade, duração e frequência das atividades ou às vezes, a parada por um período.

Em todos os tipos de lesões, os treinamentos e atividades exercidos devem ser revistos pelo treinador e preparador físico. E um tratamento prévio com profissional de fisioterapia é essencial para que as lesões sejam prevenidas.

Câmara Vicelli - Fisioterapia e Acupuntura Curitiba

TELEFONE
55+ (41) 3528-9009
ENDEREÇO
Rua Emiliano Perneta, 822 - SL 1209
EMAIL
contato@camaravicelli.com.br