Luis Câmara Vicelli Fisioterapia, Acupuntura e Avaliação Postural Curitiba Batel - QUAIS SÃO AS CAUSAS DE LESÃO NO QUADRIL?
QUAIS SÃO AS CAUSAS DE LESÃO NO QUADRIL?

Existem dois tipos de causas que podem contribuir para o desenvolvimento de uma lesão no lábio do quadril: as traumáticas (mais comuns) e as degenerativas. A primeira é comumente encontrada durante esportes de alto impacto, é o caso do tênis, futebol ou mesmo artes marciais. Um caso muito famoso no mundo do esporte foi o do tenista Gustavo Kuerten, o Guga, que sofreu uma lesão no lábio do quadril e não conseguiu se recuperar completamente mesmo com cirurgia, fato que o fez se aposentar da carreira esportiva.

Outras lesões traumáticas que também podem desenvolver lesão no lábio do quadril são quedas ou mesmo tropeços, que podem ocorrer a qualquer momento durante os movimentos, como ao andar ou descer escadas e também acidentes onde o quadril tenha sido lesionado. Esses traumas são muito comuns durante a velhice, onde as pessoas costumam ter mais dificuldade de se locomover e menos equilíbrio.

Por fim, a última opção de lesão traumática é a decorrente do Impacto Femoroacetabular (IFA), que é motivada por uma proeminência óssea na cabeça do fêmur que lesiona o lábio. Outra opção decorrente do IFA é o crescimento anormal do acetábulo, que prejudica os movimentos e lesiona toda a articulação, incluindo os ligamentos e ossos.

Já nas causas degenerativas, temos o desgaste que ocorre com o tempo e fragiliza a articulação, muito comum nos idosos. E por fim os impactos crônicos e intensos, como nos primeiros estágios da artrose de quadril, que fragiliza as estruturas da articulação e aumenta o impacto entre os ossos durante os movimentos.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE LESÃO NO QUADRIL?

Os sintomas mais comuns da lesão labral no quadril incluem desconforto na articulação da bacia, dor na virilha e na parte interna da coxa que pode se estender também até os joelhos.

No início, a dor é sentida durante atividades esportivas, principalmente aquelas que envolvem movimentos de alta intensidade e oscilação de direção, o que muitas vezes, a torna fácil de ser confundida com outras lesões musculares.

Incômodo ao sentar acompanhado de fisgadas e falseio das pernas também são sinais iniciais que com o tempo aumentam, e no caso dos atletas, podem contribuir para a queda no rendimento e até em seu afastando do esporte.

QUAIS SÃO OS TRATAMENTOS INDICADOS NA LESÃO DE QUADRIL?
  • -Uso de analgésicos e anti-inflamatórios;
  • -Repouso;
  • -Correção biomecânica dos movimentos esportivos;
  • -Tratamento fisioterápico;
  • -Em casos mais graves, a cirurgia é indicada.