Luis Câmara Vicelli Fisioterapia, Acupuntura e Avaliação Postural Curitiba Batel - QUAIS SÃO AS CAUSAS DA LOMBALGIA?
QUAIS SÃO AS CAUSAS DA LOMBALGIA?

A maior causa da lombalgia está relacionada com a má postura do indivíduo atuando em tarefas  em casa no trabalho como levantar peso de forma incorreta,movimentos inadequados que podem ocasionar crises agudas de dor.

Outras patologias como hérnia de disco, osteoartrose, artrite reumatóide  também são causas de dores intensas que podem deixar a fase aguda e ser direcionada à crônica.

Na fase aguda ocorre uma variação da dor entre quatro a seis semanas.

Na fase crônica a dor pode passar de doze semanas.

COMO É REALIZADO O DIAGNÓSTICO DA LOMBALGIA?

O diagnóstico é realizado com um profissional da saúde através de exames clínicos .

Exames de imagens também podem ser solicitados para a confirmação da lombalgia.

A Lombalgia Inespecífica:

Conhecida também como mecânica,  possui como característica não há redução do espaço do disco, compressão de raízes nervosas, lesão óssea ou articular, escoliose ou lordose acentuada que possam levar a dor na coluna.

Ela pode provocar incapacidade para o trabalho de forma permanente ou definitiva.

A lombociatalgia é caracterizada pela irradiação da dor ou dormência para outras partes do corpo como quadril,pernas e pés.

No tratamento da lombocitoalgia o repouso é necessário até que a dor possa ser controlada e que o paciente consiga  retornar  às atividades normais .

QUAL A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA NO TRATAMENTO DA LOMBALGIA?

A fisioterapia tem papel importante no tratamento da lombalgia no ponto da dor  com aparelhos específicos de eletroterapia e analgesia.

Após a recuperação do paciente do quadro crítico da dor ,a fisioterapia tem como função a elaboração de exercícios com o objetivo de melhorar a postura evitando a recorrência tanto das crises agudas.

O fisioterapeuta tem a responsabilidade sempre de orientar seus pacientes para que os mesmos evitem os erros de postura o que causam frequentes crises de dor.

Os exercícios sempre supervisionados pelo fisioterapeutas podem ser: aeróbicos, alongamento muscular, e orientação postural com o objetivo de desenvolver e treinar a de musculatura e a articulação, com o uso de uma rotina prática nas clínicas e que possam ser realizadas no domícilio dos pacientes.

Outro recurso utilizado frequentemente e tem oferecido resultados satisfatórios é a acupuntura que produz benefícios na redução das dores lombares.

Atualmente a ciência está em franca evolução oferecendo à fisioterapia inúmeros recursos para solucionar problemas como a lombalgia e a lombociatalgia devolvendo ao ser humano o prazer de viver novamente.