Luis Câmara Vicelli Fisioterapia, Acupuntura e Avaliação Postural Curitiba Batel - O QUE É ENTORSE DE TORNOZELO?
O QUE É ENTORSE DE TORNOZELO?

A entorse de tornozelo é uma das principais lesões que ocorrem nos esportes. Essa lesão causa estiramento ou ruptura de um ou mais ligamentos agrupados na articulação do tornozelo. Os ligamentos são faixas do tecido que conectam os ossos à articulação e uma de suas funções é restringir o seu movimento.  Esse tipo de estiramento, ou ruptura, pode acometer os tendões, a cápsula ou, ainda, os vasos sanguíneos.

Praticar exercícios físicos que tenham muito impacto, como futebol, futsal, vôlei e basquete, podem trazer problemas e até mesmo causar lesões em que o jogador tenha que ficar um tempo afastado das quadras ou do gramado, seja atleta profissional ou o que só pratica para se divertir.

O QUE CAUSA ENTORSE DE TORNOZELO?

A maioria dos casos de entorse de tornozelo ocorre por causa da inversão do pé (resultado da perda de equilíbrio, pisada supinada, ou pisada em falso no solo), que pode causar o estiramento ou ruptura dos tendões e ligamentos da articulação. Esse tipo de rotação excessiva do tornozelo é comum durante a prática de esportes, tanto que essa é uma das causas mais frequentes de lesão esportiva.

QUAIS SÃO OS GRAUS DA ENTORSE DE TORNOZELO?

Grau I – Estiramento dos ligamentos, com formação de edema e presença de dor;
Grau II – Ligamentos parcialmente rompidos e instabilidade da articulação, com presença de edema e rigidez na movimentação. Dor de intensidade moderada.
Grau III – Ruptura total dos ligamentos e muita instabilidade no pé, com grande dificuldade para manter-se em pé e dor intensa.

COMO TRATAR ENTORSE NO TORNOZELO?

O diagnóstico de entorse de tornozelo geralmente é feito na avaliação do médico, que irá perguntar sobre o evento causador das dores no tornozelo. Poderá ser feita a palpação da região dolorida para investigar a possível ruptura de algum ligamento da região ou fratura associada, além da análise de exames de imagem (que podem excluir a possibilidade de lesão).