Luis Câmara Vicelli Fisioterapia, Acupuntura e Avaliação Postural Curitiba Batel - ATLETAS E LESÕES
ATLETAS E LESÕES

Todos os atletas podem acabar sofrendo alguma lesão, devido aos esforços gerados pelo corpo ou por algum impacto. Tanto para amadores como para profissionais, uma lesão acaba com o sonho e vontade do atleta e dificulta demais a vida.

Dependendo da lesão, o atleta passa meses ou até anos tratando na fisioterapia.

COMO EVITAR AS LESÕES ESPORTIVAS?

Siga as orientações de um profissional - evite começar a se exercitar sozinho, sem o suporte de um profissional de educação física. Tampouco tente reproduzir o treino de um amigo ou familiar. Mas, antes de começar a fazer exercícios físicos, procure um médico para saber se você tem algum tipo de impedimento.

Respeite o limite do seu corpo - atletas de alto nível estão sempre em busca de superar seus próprios limites. Porém, quem não vive do esporte não tem porque exagerar. Observe como seu corpo responde a cada movimento após fazer exercícios físicos. Aumente a intensidade progressivamente, sem pressa. Converse com seu professor sempre que sentir dor.

Hidrate-se - a hidratação durante e após cada sessão de exercícios físicos é fundamental para repor líquidos e sais minerais e para você ter um bom desempenho. Ela mantém o corpo saudável, evita lesões e doenças mais graves.

Faça aquecimento, alongamento e descanse – aquecer faz com que músculos, tendões ligamentos, coração e pulmões se adaptem ao esforço que vão realizar. E não deixe de se alongar depois de se exercitar. Isto relaxa a musculatura e dá mais flexibilidade. O descanso também é essencial. Trabalhar o mesmo grupo de músculos todos os dias não trará um resultado mais rápido, muito pelo contrário.

ESPORTES COM CONTATO FÍSICO SÃO CAMPEÕES DE LESÕES

Esportes com bastante contato físico, o futebol, o basquete, o handebol e o rugby são campeões de estiramentos musculares, entorses de tornozelo, contusões em coxas e braços, luxações (lesões articulares com deslocamento dos ossos da superfície articular) e fraturas (perda da continuidade óssea fechada ou exposta, podendo apresentar desvios). Já esportes que envolvem luta, como boxe, judô e taekwondo apresentam tendinites de ombros, entorses de tornozelos, lesões ligamentares, luxações, fraturas e contusões diversas.

Problemas nos ombros também são muito comuns. Os atletas de vôlei apresentam com muita regularidade entorses de tornozelo, tendinite patelar e lesão de ligamento cruzado anterior do joelho, além de problemas nos ombros e fraturas nas mãos.