A IDENTIFICAÇÃO DOS DESVIOS POSTURAIS
A avaliação postural consiste em determinar e registrar através de fotos e videos, os desvios desequilíbrios osteomioarticulares dos indivíduos.
Com o diagnóstico obtido através da avaliação postural, é possível prescrever os exercícios apropriados ao indivíduo ,além de evitar o erro na elaboração dos mesmos, evitando o agravamento da situação pré existente apresentada.
QUAL É A CAUSA DOS DESVIOS POSTURAIS?
Algumas patologias, maus hábitos na rotina cotidiana do indivíduo, que pode gerar fraqueza muscular e desequilíbrio osteomioarticular (ossos, músculos e articulações).
A FISIOTERAPIA IDENTIFICA E TRATA DESVIOS POSTURAIS
• O fisioterapeuta pode obter fotos e vídeos do paciente em posturas específicas, o que permite a análise de alterações e compensações osteomioarticulares. A partir da identificação de desequilíbrios, é possível traçar o tratamento fisioterapêutico adequado com o objetivo de minimizar os desequilíbrios.
• O fisioterapeuta pode elaborar um protocolo de cinesioterapia com exercícios de alongamentos específicos para cada parte do corpo onde existam os desequilibrios.
A FISIOTERAPIA E AS LESÕES TRAUMÁTICAS
Definição: lesão traumática de uma articulação, com estiramentos ou ruptura de um ou mais ligamentos, pode ocorrer com ou sem deslocamento das superfícies articulares.
Classificação: a lesão poderá ocorrer em três graus:
Grau 1: com pequena ruptura ou estiramento das fibras ligamentares com pouco edema e rigidez ligamentar.
Grau 2: ruptura,separação das fibras ligamentares e ocasiona instabilidade articular e um grau maior de comprometimento das estruturas envolvidas.
Grau 3: rompimento total das fibras ligamentares e instabilidade completa da articulação podendo ocorrer luxações ou subluxões.
Sintomas: dor intensa, perda da propriocepção (sensibilidade ao apoiar o pé), diminuição da movimentação, inchaço e vermelhidão.
Frequência: ocorre de forma elevada na população ativa, com predominância nos esportes: futebol,basquete e vôlei ,lutas entre outros.
REABILITAÇÃO E FISIOTERAPIA
Na primeira etapa o objetivo é eliminar ou diminuir o processo ,inflamatório através da analgesia( eletroterapia ,crioterapia elevação e repouso.
Segunda fase: acontece quando o edema é reduzido e a dor eliminada.
Terceira fase: ocorre o trabalho de cinesioterapia,propriocepção e redução da instabilidade ocasionada pela lesão. Nesta etapa é enfatizado o treinamento proprioceptivo para a recuperação estrutural da articulação e a prevenção de lesões recorrentes.
Em casos graves da lesão pode ocorrer instabilidade crônica, algumas delas devem ter tratamentos cirúrgicos.
Na prevenção de uma lesão de tornozelo estão à disposição dos atletas materiais que devem ser utilizados durante a prática esportiva.
O Trabalho do fisioterapeuta deve ser sempre realizado em tempo reduzido após a lesão, o que trará benefícios ao paciente para que o processo da lesão seja abreviado ,devolvendo o indivíduo sua satisfação de voltar às suas atividades normais.
A ACUPUNTURA E O TRATAMENTO DE ENTORSE DE TORNOZELO
A acupuntura e a eletro acupuntura auxiliam com ótimo efeito neste processo.
O entorse de tornozelo pode ter, como fator de agravo, o desequilíbrio postural. A avaliação postural pode contribuir para a identificação desses desequilibrios e indicação objetiva de exercícios no tratamento, prevenção e manutenção.